segunda-feira, 12 de março de 2018

60/365 - Virando a própria mesa



60/365

Virando a Própria mesa é um livro sobre administração escrito pelo empresário Ricardo Semler. O livro aborda temas de como uma empresa deveria ser tratada, esquecendo o paternalismo e sendo levado com seriedade, mas nunca oprimindo os trabalhadores, e sim dando a eles a liberdade necessária para poder exercerem o próprio trabalho.

O autor também salienta pontos importantes sobre a democracia dentro de uma empresa, levando em direção as condições de trabalho favoráveis àqueles que mais trabalham na empresa, os operários. Semler é adepto de esquecer os antigos parâmetros de níveis no esquema de pirâmide sobre quem pode manda e quem tem juízo obedece, e tenta deixar a empresa como um local agradável para trabalhar para todos, sendo justa e digna.

Outro ponto importante do livro é algo que deveríamos levar em consideração o tempo todo, mas acabamos deixando em segundo plano, que é a sinceridade e honestidade. Sendo sempre transparente e não deixando oportunidade para imaginações sem sentidos sobre as coisas que estão acontecendo na empresa, assim como a facilidade do trabalhador realizar a sua função, sem a criação de limitações que acabam irritando e fazendo mais burocracia do que necessária – Semler é alguém que não gosta de burocracia e deixa isso bem claro durante o livro, com argumentos bem sólidos sobre a inutilidade de organogramas –

Em suma é um excelente livro que quebra os paradigmas da velha guarda e coloca em mesa novas ideias envolvendo o pilar principal da empresa, as pessoas que trabalham nela, e como tirar o melhor proveito sem se tornar um ditador, enquanto traz qualidade de trabalho elevada para as pessoas que estão fazendo seu trabalho.

Alisson David Frangullys – 12/MAR/2018   19:25   GMT -5 (Texto para o dia 01/MAR/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário