quinta-feira, 1 de março de 2018

58/365 - Tempo produtvo



58/365

Algo que todos reclamam é a falta de tempo. Seja para sair se divertir, para estudar aquele material que está te esperando a algumas boas semanas, terminar aquele projeto que está engavetado e mais da metade concluído, mas infelizmente não e possível fazer nenhuma dessas coisas pois te “falta tempo”, e você desejaria que seu dia ao invés de 24 horas tivesse 124, aí sim você poderia se divertir colocando suas séries em dia, lendo seu livro favorito e ainda ser produtivo fazendo as coisas que você tem que fazer, certo? Errado.


Veja que é extremamente comum as pessoas reclamarem da falta de tempo, mas assim que existe uma folga, um feriado prolongado, ou um dia sem livre no final de semana, esse dia passa em branco. Aquela velha história de que “Assim que der um tempinho extra vou fazer tal coisa’ na verdade não passa de uma mentira que você conta para si mesmo para justificar a sua preguiça.


Passa o dito cujo feriado de 7 dias e o que aconteceu nele? Você nem consegue se lembrar, pois passou fazendo coisas como assistindo televisão e navegando pela internet em seus confins mais inúteis.

               - Ah, mas eu tenho o direito de me divertir também!
Sim, mas não reclame que não tem tempo para fazer as coisas que realmente importam, pois tem.


A falta de organização é o maior problema nessas situações. É fácil reclamar de que não tem tempo para fazer isso ou aquilo, mas assim que um tempo extra aparece, ele é extremamente mal usado. Não é realmente a falta de tempo, mas sim da organização do tempo livre que se tem. Como diria um homem muito sábio com quem eu conversei “A maioria das pessoas ficariam surpresas com a quantidade de coisas que elas podem produzir se elas realmente usassem o tempo delas para fazer o que ela querem. Ficar meia hora fazendo tal coisa e nada mais, não tentando se esquivar da tarefa que tem que ser concluída até que o tempo dedicado para isso acabe, e então ela siga o próximo horário do próprio cronograma”.


A falta de tempo é uma ilusão da nossa própria desorganização na maior parte do tempo. Por mais cansado que estejamos, e por menor que seja a nossa vontade de fazer tal coisa, ainda existe aquele tempo que poderia ser usado de forma produtiva para fazer o que é realmente importante. Por isso não é incomum quando aparece um tempo livre não sabemos o que fazer com ele, e acabamos por não fazer nada útil de verdade, apenas o desperdiçamos inconsequentemente.


Alisson David Frangullys – 01/MAR/2018   10:16   GMT -5 (Texto para o dia 27/FEV/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário