domingo, 3 de março de 2013

O primeiro a pedir desculpas é o mais corajoso. O primeiro a perdoar é o mais forte. O primeiro a esquecer é o mais feliz


O primeiro a pedir desculpas é o mais corajoso. O primeiro a perdoar é o mais forte. O primeiro a esquecer é o mais feliz.


Já achei que ser o mais corajoso fosse o melhor, pois acreditava que era o princípio para todas as outras coisas. Nos últimos anos me contentei em ser o mais forte, porém tive uma visão errada do que era ser forte, e isso me impedia de ser feliz.

Eu achava que ser forte era sinônimo de aguentar tudo, e das piores situações tirar algo bom, tentar manter a cabeça erguida sempre, nunca cair em meio a própria desgraça, independente da situação. Mas só depois fui perceber que o perdão é a chave para verdadeira felicidade.

Temos três vertentes:
Se você for altruísta, será o mais forte.
*Se você for egoísta, será o mais feliz.
Se você for humilde, será o mais corajoso.

Mesmo não sendo uma tarefa fácil, o mais forte é aquele que mesmo tendo sido prejudicado pelo outro, consegue perdoar.  Depois de ter confiado, e ter sido traído em sua confiança, tentar entender o porque o outro fez aquilo, e ver que ele teve seus motivos e perdoa-lo. Não podemos julgar nunca. Por exemplo: Dizer que é errado, e condenar um homem por matar outro, não é algo que devemos fazer. Se eu disser que esse homem matou o outro pois teve sua esposa estuprada e seus 2 filhos mortos em sua frente, e ele se após passar anos preso injustamente se vingou, você já não vai mais achar que foi um ato de covardia esse assassinato, mesmo não sendo nada certo, mas agora você entende o motivo dele. Ou seja, todos nós temos motivos, sendo eles bons ou ruins, coerentes ou não. Devemos entender que cada um teve um motivo por ter feito algo que tenha nos prejudicado.

Aquele que é humilde e reconhece os próprios erros é o mais sensato, pois conseguiu analizar toda a situação e perceber que esteve errado, sobretudo deu o primeiro passo que foi pedir perdão, para tentar se redimir pelo erro que cometeu com o outro. E esse é o inicio para se tornar uma pessoa forte, tendo humildade em reconhecer os próprios erros.

Em meio a essas três vertentes, a maior parte da população escolhe ser mais feliz. Pois não se importará com a dor do outro, ou se prejudicou alguém com o que fez ou não. Se importa apenas consigo mesmo, fazendo os outros sofrerem ou não. Mas não sabem que essa felicidade não é verdadeira, e que logo poderá passar junto com as mentiras, mentiras contadas para os outros ou para si mesmo. A chave da verdadeira felicidade começa em ser humilde, então você aprende em ser forte, e assim é feliz.

Acreditamos ser perfeitos e que nunca fazemos nada de errado, e que foi o outro que teve toda a culpa. Porém, não é bem assim, analizando friamente todos os acontecimentos podemos perceber os nossos erros e, com isso, crescer como pessoas e evitar cometer esses erros novamente. Isso é ganhar experiência, além de ser o 1° passo para atingir a felicidade.


Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário